ptenesrucn

Tour Évora, Monsaraz, Parque Natural do Alqueva, Moura

Colinas do Império Romano

 

Tour Évora

A história de Évora está diretamente ligada à ampliação das fronteiras de Portugal, em territórios mais a sul, durante a era das conquistas cristãs. Apesar do seu estabelecimento enquanto cidade foral ter sido registado em 1165 D.C., a ocupação de Évora enquanto centro metrópole remonta a mais de 3000 A.C., no coração do período megalítico.

Sendo a única cidade portuguesa que figura no “guia europeu das cidades antigas”, constituem paragens obrigatórias de visita:

  • Centro histórico da cidade – certificado pela Unesco como património mundial da humanidade;
  • Templo de Diana,  também conhecido como templo romano de Évora;
  • Capela dos Ossos, inserida dentro da igreja de São Francisco, que tem como mensagem a reflexão sobre a vida, e a transição entre esta e outros estados de espírito;
  • A Catedral de Évora, de estilo predominantemente barroco;
  • Convento do Espinheiro, destino cultural e gastronómico de eleição, onde poderá experimentar um almoço com a melhor cozinha e vinho alentejanos;

 

Tour Monsaraz

A nossa próxima paragem é uma das mais bem elaboradas fortificações do Alentejo, Monsaraz. Aqui, iremos percorrer as ruelas do Castelo que defendeu a cidade, o qual foi um dos mais importantes postos de sentinela sobre o rio Guadiana, monitorizando invasões a sul e a este, do lado espanhol da margem do rio. Do ponto mais alto do castelo é possível avistar o rio e as colinas e planícies espanholas.

 

Tour Parque Natural do Alqueva

O que também não poderá deixar de visitar no Alentejo é o nosso próximo destino, a fantástica barragem e parque natural do Alqueva, que inundou vários vales e colinas, e oferece hoje um percurso pelo maior lago de água artificial da Europa.

Poderá alugar um barco e guiá-lo sem restrições pelos diversos pontos de interesse do lago, enquanto disfruta da melhor e mais relaxante experiência que este ambiente protegido tem para oferecer. Paz de espírito no seu melhor.

 

Tour Moura

A última paragem na nossa rota romana pelo Alentejo, é a cidade de Moura, e o seu complexo de muralhas e castelo junto à fronteira espanhola. Moura destaca-se ainda por ser uma cidade honorária dos ensinamentos e mensagem de São João Baptista, construíndo uma igreja em seu nome.

 De facto, a edificação da igreja de São João Baptista foi uma realocação de um complexo sagrado já existente dentro do Castelo de Moura, mas devido ao sucesso e expansão da religião cristã e da corrente de São João Baptista, foi ordenado pelo rei D. Manuel I, que a igreja renascesse e fosse construída fora das muralhas do castelo, no Séc. XVI D.C..