ptenesrucn

Tour Óbidos, Alcobaça, Nazaré, Batalha, Fátima

Segredos Medievais

 

Tour Óbidos

Começamos a nossa viagem pela vila medieval de Óbidos, conquistada aos Mouros em 1148 D.C., e que ainda se apresenta hoje aos turistas na sua forma quase original, incluindo as muralhas e anexas ao castelo, as ruas estreitas, e as casas e bares de formato típico.

Esta é uma oportunidade de viajar pelo tempo até ao século XII D.C., tempo de conquistas e reconquistas contínuas para Portugal, que levaram ao estabelecimento das suas fronteiras e independência enquanto reino. Na vila, convidamo-lo a provar a mundialmente aclamada “ginginha”, licor e imagem de marca de Óbidos, feito a partir de cerejas cuja receita original remonta à era das conquistas.

Tour Alcobaça

Deixando o clima intimista de Óbidos, segue-se o Mosteiro de Alcobaça, património mundial da humanidade. É considerada como a primeira estrutura do estilo gótico em solo português, cuja construção foi iniciada pelos monges de Cister em 1178 D.C..

A escala e o comprimento do monumento têm de ser vistos em pessoa e, dentro dos seus muitos pontos de interesse, estão os túmulos do rei Pedro I “o cruel”, e da rainha Inês de Castro, executada pelo pai de Pedro I para impedir uniões entre a corte portuguesa e galega. Reza a história que como não lhes foi permitido ficarem juntos em vida devido à rivalidade entre as duas cortes, descansam agora frente a frente nos seus túmulos para a eternidade, para que quando ressuscitarem se possam abraçar de novo.

Tour Nazaré

Seguindo-se às memórias góticas de Alcobaça, a nossa próxima paragem é a idílica vila piscatória da Nazaré, um sítio onde os velhos barcos de arrasto e as técnicas artesanais de pesca, ainda são passados de pai para filho, geração após geração.

Este é o sítio ideal para relaxar, almoçar o peixe fresco do dia nos restaurantes com vista sobre a praia, e, após recuperar as forças, apanhar o comboio teleférico que sobe a falésia da praia até ao lugar do “sítio”, a mais de cem metros acima do nível do mar.

Aqui, diz a lenda que num dia de nevoeiro, um cavaleiro que caçava um veado, conseguiu parar o seu cavalo mesmo no limite da falésia evitando uma queda mortal; o milagre do cavalo conseguir parar foi feito por intervenção divina da Nossa Senhora, e um monumento foi erguido na ponta mais alta da falésia em honra deste acontecimento.

Tour Mosteiro da Batalha

O nosso próximo destino na rota dos segredos medievais, é outro monumento certificado pela Unesco como património mundial da humanidade, Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também conhecido como Mosteiro da Batalha. É considerado como o último monumento do movimento gótico tardio em Portugal. A sua construção demorou dois séculos a concluír, atravessando o reinado de sete reis portugueses, de 1386.D.C. a 1517 D.C..

Tour Fátima

O derradeiro destino da nossa tour é simultaneamente um dos locais mundiais de maior devoção religiosa...Fátima. A história conta-nos que em 1917 D.C. a Virgem Maria apareceu a três jovens pastorinhos, concedendo-lhes revelações de professias futuras, o que veio colocar a cidade de fátima no topo dos sítios de maior relevância religiosa em termos mundiais.

Tais revelações contendo previsões precisas acerca de eventos mundiais que só iriam ocorrer mais de trinta anos depois (II Guerra Mundial e o desmantelamento da União Soviética), vieram despertar ainda mais o interesse de toda a comunidade religiosa, efectuando-se anualmente pelo 13 de Maio, as peregrinações ao Santuário de Fátima por centenas de milhares de devotos.

Iremos igualmente guiá-lo pelas mais apreciadas jóias culturais do santuário, tais como:

  • Capela das Aparições;
  • Basílica da Nossa Senhora do Rosário;
  • Centro de ofertas e promessas;
  • Basílica do Santíssimo Trindade;
  • Monumental praça dos peregrinos onde os papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI anunciaram a sua mensagem e fé aos peregrinos. A viagem de uma vida a não ser perdida.